sexta-feira, 18 de março de 2011

PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS - ENSINANDO CARTOGRAFIA PARA A CLASSE E UTILIZANDO O GOOGLE EARTH - GEOGRAFIA


PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA

 Tema: Ensinando cartografia para a classe e utilizando o Google Earth

VERA LÚCIA PEREIRA DE SOUZA

Grupo de Conteúdo
Geografia.

Conteúdos
- Representação de paisagem.
- Cartografia.
- Localização espacial.

Objetivos
- Desenvolver a noção espacial e a desenho cartográfico.
- Confrontar diversos tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.

Tempo Estimado
Durante o ano Letivo – conforme a necessidade da turma.

Material Necessário
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet e o programa Google Earth.

Desenvolvimento
1ª etapa 
Orientar os alunos a analisar o caminho desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Pedir que transformem a observação num croqui, cuidando para representar as referências.
2ª etapa 
Diante do computador, dividir a turma em grupos e solicitar que explorem este site Google Earth. Explicar que o desafio é localizar, entre os mapas disponíveis, um que indique a localização da escola. Orientá-los a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explicar que os desenhos disponíveis são representações com duas dimensões (bidimensionais) de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.
3ª etapa 
Hora de visualizar a localização em imagem real. Abrir o programa Google Earth e convidar a turma a procurar uma imagem da escola. Acompanhar o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduzir o nome da cidade e orientar os alunos a aproximar a imagem até a finalidade. Perguntar aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao andar pelas ruas? Levá-los a compreender que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.
4ª etapa 
Pedir que confrontem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam organizado e analisem o que querem adicionar ou alterar.

Avaliação
Verificar se os alunos compreenderam as diversas formas de representação da superfície terrestre e se sabem se achar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repetir a seqüência de atividades com outros pontos expressivos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.

2 comentários:

vera lucia pereira de souza disse...

Olá Rita de Cassia!
Tudo bem?
Rita de Cassia fico envaidecida por você gostar do nosso Blog, digo, nosso, pois, as pessoas que compartilham se tornam pessoas especiais e amam pessoas especiais...
Muito obrigada pelas sugestões!
Vou visitar os materiais que você me indicou.
Um grande abraço e que o nosso Deus do impossível continue nos iluminando e habitando os nossos corações...
Verinha

Unknown disse...

por favor preciso de um plano de aula para trabalhar com alunos que irão receber um aluno de inclusão na sala