sábado, 15 de outubro de 2011

15 de outubro: origem e o significado do dia dos professores


15 de outubro: origem e o significado do dia dos professores


No calendário brasileiro existe um dia dedicado aos professores, e sua procedência originou-se a muitos anos atrás. Ainda em 15 de Outubro de 1827, o então imperador do Brasil Pedro I deu origem a um decreto imperial, criando o Ensino Elementar em nosso país. Segundo o decreto “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O decreto abordava questões fundamentais para o ensino, desde quais matérias seriam ensinadas para os meninos e para as meninas, até salário e a contratação de professores. E apesar das boas idéias, o decreto não foi cumprido nem de longe como deveria.
Após terem se passado 120 anos do decreto, mais precisamente no ano de1920 a primeira comemoração dedicada ao professor acontece. Foi no Ginásio Caetano de Campos, quando alguns professores perceberam que o segundo semestre do ano que ia de 1 de junho a 15 de dezembro era cansativo demais para os alunos, foi então que organizaram uma parada, dando descanso aos alunos e aproveitavam para direcionar como seria o resto do ano letivo.

Por sugestão do professor Salomão Becker o dia 15 outubro passou a ser comemorado como o dia do professor, e contou com o incentivo, e a presença dos alunos e seus pais na comemoração, e foi onde a sua frase ficou famosa: “Professor é profissão. Educador  é missão”. A celebração tomou grandes proporções, virando tradição na cidade de São Paulo e se espalhando pelo país, fato este que originou o feriado escolar através do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O dia dos Professores é comemorado em diferentes datas em outros países, e cada data por um motivo diferente, entretanto muitos países comemoram este dia, como Estados Unidos, Índia, Malásia, Turquia, Albânia, China, República Tcheca, Irã, Polônia, Rússia, Coréia do Sul e entre outros.

O professor tem a difícil missão de transmitir seus conhecimentos da melhor forma possível, sempre atentos a sua classe, e com a plena consciência que cada aluno absorve a informação que lhe é passada de formas diferentes, deixando os profissionais ainda mais atentos com a missão do qual são responsáveis.


Nenhum comentário: