sábado, 15 de outubro de 2011

CADERNO PEDAGÓGICO - OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SIGNIFICATIVA

CADERNO PEDAGÓGICO - OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SIGNIFICATIVA

APRESENTAÇÃO

São constantes as inquietações dos professores em relação às dificuldades de aprendizagem demonstradas pelos alunos com deficiência intelectual significativa das turmas das Oficinas Pedagógicas da Escola de Educação Especial “Novo Amanhecer”, do município de Nova Aurora. Tais inquietações sugerem certa insatisfação dos professores que ali atuam, o que pode estar relacionado ao sentimento de impotência em obter melhores resultados na inclusão desses alunos no processo produtivo.

Dessa forma, espera-se que o estudo da fundamentação teórica que ora se propõe, as discussões do grupo relacionando o estudo a sua prática nas Oficinas Pedagógicas e as atividades apresentadas possam contribuir para que esses profissionais consigam intervir qualitativamente no processo ensino-aprendizagem dos alunos.

A escola, além do papel fundamental de instrumentalizar o aluno com os conhecimentos científicos produzidos pela humanidade, deve oportunizar o desenvolvimento de suas potencialidades e promover a inclusão do aluno com deficiência na sociedade, através de ações conjuntas com a família e a comunidade. Portanto, é imprescindível a formação continuada dos professores, a fim de que estes possam compreender melhor a sua prática e buscar alternativas pedagógicas que visem atender as necessidades específicas de cada aluno.

Assim, este Caderno Pedagógico tem o intuito de subsidiar o professor das Oficinas Pedagógicas com fundamentação teórica relacionada ao tema, promover discussões sobre a prática docente e contribuir para a análise das estratégias de ensino-aprendizagem e atividades funcionais desenvolvidas com os alunos que possuem deficiência intelectual. Estas atividades visam oportunizar aos alunos, além da vivência de tarefas do cotidiano no espaço escolar, a aquisição de comportamentos adequados para a convivência social. Dentre outras atividades desenvolvidas, podemos destacar as atividades de vida prática - AVPs e as atividades de vida diária - AVDs.

Destaca-se que este material é dedicado a você professor e é produto de um trabalho de pesquisa à luz de Amaro, Gadotti, Estaban, Marx, Rosa, Sassaki, Iacono, Tureck, Kuenzer, dentre outros, além da consulta à legislação nacional e documentos internacionais que instituíram direitos às pessoas com deficiência em nosso país.

Não se tem a pretensão de esgotar o tema, tampouco apresentar respostas. Trata-se de um documento que oferece dados para a reflexão e sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os alunos que apresentam deficiência intelectual significativa, matriculados nas Oficinas Pedagógicas.

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