PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL
Vera
Lúcia Pereira de Souza
Tema:
Quem não se compartilha...
Grupo de Conteúdo
|
Geografia
|
Conteúdo
|
Comunicação e Tecnologia
|
Introdução
|
A comunicação incide na
ação de emitir, comunicar ou receber mensagens, seja por meio de sons,
sinais, gestos ou por meio da linguagem oral e escrita. Para ser completa, é
preciso existir um emitente, que produz e transmite a mensagem, e um
receptor, que recebe e entende essa mensagem, procurando entender o seu
conteúdo.
A importância da comunicação para a vida humana pode ser dimensionada por meio de uma atividade simples: listar todos os períodos em que ela acontece durante um dia inteiro na vida de uma pessoa. A lista pode ser extraordinariamente longa, desde o primeiro “bom dia” até a hora de ir dormir, no caso “boa noite”. A comunicação se confunde com a vida de todos nós, e tem sido do mesmo modo desde o princípio da aventura humana. Vale advertir que quem recebe a mensagem não é um ser indiferente, que somente absorve informações. Direta ou indiretamente, o receptor desempenha influência sobre quem comunica a mensagem. Para ser compreendido, o emissor necessita saber em que condições sua mensagem será recebida. Isso vale ao mesmo tempo para meios de comunicação de informações como o rádio e a TV: o ouvinte ou o telespectador não fala abertamente com o emissor, mas de alguma forma intervém na programação por meio de pesquisas de audiência. Com a internet, os sistemas interativos com o público tornam-se cada vez mais assíduos.
A grafia mostrou ser uma
maneira hábil de levar mensagens a longa distância. Dependendo do
desenvolvimento técnico da sociedade e dos recursos disponíveis, as mensagens
escritas puderam viajar de barco, veículos automotores, avião, ondas
eletromagnéticas ou no lombo de um animal. No mundo atual já têm à disposição
sofisticados meios de comunicação e informação, fundamentado no
extraordinário desenvolvimento científico-tecnológico desse campo nas últimas
décadas: telégrafo, correios, telefones fixos e móveis, rádio, TV, satélites
artificiais, internet e outros. Alguns deles atingem milhões de pessoas
simultaneamente, como é o caso da TV.
Este Plano de Aulas
sugere atividades que têm como objetivo permitir aos alunos se aproximarem
desses meios e saberem mais sobre sua estrutura e funcionamento. Visam também
a possibilitar que pratiquem livremente a elaboração e o envio de textos
múltiplos, considerando os destinatários e os meios empregados para
circulação das mensagens.
|
Objetivos
|
- Distinguir
características interiores e usos de díspares meios de comunicação e
informação disponíveis no mundo presente.
- Interpretar e produzir
textos em vários gêneros orais e escritos, como cartas, avisos, comunicados,
bilhetes, depoimentos e outros.
|
Conteúdos Específicos
|
Meios de comunicação e
informação;
Distância;
Leitura e produção de
textos.
|
Tempo Estimado
|
Durante o ano Letivo –
conforme a necessidade da turma.
|
Materiais Necessários
|
- Jornais, revistas e
internet (textos de apoio pesquisados na Internet).
|
Desenvolvimento das Aulas
|
1ª aula
Para uma sensibilização
inicial conversar com os alunos sobre quais meios de comunicação eles já
usaram em seu dia a dia para enviar e receber mensagens. Procurar saber mais
sobre as circunstâncias que provocaram a ação de comunicação e se aconteceram
em co-presença, como ir a pé até a casa de um amigo para dar um recado, ou
utilizando meios de comunicação a distância, como cartas e bilhetes enviados
ou recebidos pelo correio ou pelo correio eletrônico, ou ainda conversação em
ambientes digitais. Escutar todos os depoimentos e evidenciar que as próximas
aulas serão destinadas a se aprofundar um pouco mais sobre o tema. A seguir,
propor que a turma se organize em pequenos grupos, encarregando cada um deles
da preparação de um painel com textos e imagens que apresentem meios de
comunicação vários, incluindo os de períodos históricos distintos. Eles
poderão coletar imagens e textos em revistas, em jornais e na internet (veja
as indicações abaixo), escrevendo o título e as legendas.
2ª aula
Conversar com a turma
sobre os resultados da atividade da aula anterior, lembrando que os meios de
comunicação vêm passando por inovações tecnológicas de forma apressada,
mudando de forma expressiva a velocidade e o volume das mensagens emitidas e
recebidas entre diferentes pessoas, grupos e lugares. Destacar ao mesmo
tempo, como lembra o filósofo Pierre Lévy, que uma carta ou um telefonema
permitiu ao longo do tempo à comunicação a distância de um para um, enquanto
o e-mail ou a sala de bate-papo na internet consente a comunicação em tempo
real de muitos com muitos. De outro lado, vale à pena advertir que, ainda que
aconteça de fato a substituição de alguns meios e técnicas por outros, há uma
coexistência entre meios de comunicação de diferentes tipos e “idades”: por
exemplo, ter um telefone ou correio eletrônico à disposição não extingue o
contato pessoal e direto. Evidentemente, tal como em outras esferas da vida
social, há disparidade de acesso a esses recursos, já que depende bastante do
poder aquisitivo de pessoas e famílias.
Por meio de pesquisas e
com o seu ajuda, os alunos poderão organizar uma cronologia com o
aparecimento de novas técnicas e meios de comunicação e o que essas inovações
representaram para a vida social. Observemos um exemplo: o rei de Portugal só
soube do desembarque dos portugueses nas terras mais tarde chamadas de Brasil
alguns meses depois que ele efetivamente aconteceu, no século XVI, com a
carta de Pero Vaz de Caminha. Atualmente, um caso qualquer pode ser conhecido
por milhões de pessoas em período real em qualquer parte do mundo. Os alunos
poderão pesquisar para saber mais ao mesmo tempo sobre a história postal de
nosso país; a agilidade e eficácia dos correios brasileiros são reconhecidas
internacionalmente.
3ª aula
Com base no que foi
visto nas aulas anteriores, propor que cada aluno mande mensagens para amigos
ou familiares. Em primeiro lugar, eles deverão optar como será o texto:
bilhete, carta, poema, adivinha, convite, desenhos, notícia, entre outros. A
seguir, eles devem identificar nitidamente quem será o leitor da mensagem, o
que gostariam de falar para a pessoa selecionado e de que modo o texto deve
ser escrito (forma de tratamento, se o estilo de redação será mais ou menos
simples, as informações que não podem faltar e assim por diante). O passo
seguinte é definir sobre o meio que será empregado para enviar a mensagem:
pessoalmente, correio, e-mail, sala de conversação, fax, telegrama, por meio
de um portador e outras possibilidades. Se o modo selecionado for o correio,
eles deverão saber nome e endereço completo do receptor, compreendendo o
Código de Endereçamento Postal (CEP). No caso da internet, necessitam ter em
mãos o endereço eletrônico do destinatário.
Agora é só aguardar a resposta! |
Avaliação
|
Fazer um registro
organizado das atividades que serão desenvolvidas pelos alunos, decidindo
antecipadamente produtos e processos que serão objeto de avaliação. Ressaltar
com particular atenção a participação de cada aluno tanto nos trabalhos
pessoais como nos coletivos. Acompanhar a preparação dos textos e solicitar
quando necessário a sua re-elaboração. É essencial que seja feita uma roda de
conversa ao final das atividades para escutar dos alunos o que entenderam das
atividades, quais dificuldades sentiram e o que pode ser aperfeiçoado nas
próximas oportunidades. Aproveitar esses subsídios para aperfeiçoar o seu
planejamento de aulas e projetos didáticos. Articulando as diversas áreas do
conhecimento, o tema das comunicações poderá ser estendido em atividades como
jogos, seleção e recorte de notícias de jornal, enquetes sobre a TV na vida
os alunos e outros.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário