domingo, 11 de maio de 2014

O ENSINO DA CULTURA E HISTÓRIA DOS DIVERSOS POVO INDÍGENAS BRASILEIRO


 O ENSINO DA CULTURA E HISTÓRIA DOS DIVERSOS POVO INDÍGENAS BRASILEIRO

SOUZA, Vera Lúcia Pereira de.

Com a lei 11.645/08 amplia-se a abrangência da lei 10.639/03 inserindo-se no currículo educacional o ensino da cultura e História dos diversos povos indígenas brasileiros. 

Acatar a essa legislação confere a nós educadores desafios enormes, pois, como sabemos, uma alteração curricular dessa natureza urge que se institua, como condição sine qua non , novas contribuições pedagógicas e disciplinares, ou melhor, interdisciplinares.

 A nossa formação docente precisa ser revistada, novos enfoques carecem ser pensados, uma nova compreensão de História e de cultura é atribuída para que se possa fazer dessa legislação um caminho de transformações na forma como nós brasileiros percebemos a constituição da nossa sociedade. 

Mudar as lentes a partir das quais se possa edificar novas cosmovisões a respeito das relações Inter étnicas no nosso Brasil é essencial para que, como não é raro, a legislação não se torne letra morta. 

A nossa educação brasileira tem, portanto, um desafio a ser enfrentado. Há mais ou menos dez anos começamos esse procedimento e, de acordo com várias pesquisas, os progressos poderiam ter sido melhores. 

Assim, devemos ampliar o nosso debate a respeito do lugar da educação nessa nova perspectiva histórica da nossa cultura brasileira.


Sine qua non. Disponível em: <http://www.significados.com.br/sine-qua-non/>.

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