O ENSINO DA CULTURA E HISTÓRIA DOS DIVERSOS POVO INDÍGENAS BRASILEIRO
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de.
Com a lei 11.645/08 amplia-se a abrangência da lei 10.639/03 inserindo-se no currículo educacional o ensino da cultura e História dos diversos povos indígenas brasileiros.
Acatar a essa legislação confere a nós educadores desafios enormes, pois, como sabemos, uma alteração curricular dessa natureza urge que se institua, como condição sine qua non , novas contribuições pedagógicas e disciplinares, ou melhor, interdisciplinares.
A nossa formação docente precisa ser revistada, novos enfoques carecem ser pensados, uma nova compreensão de História e de cultura é atribuída para que se possa fazer dessa legislação um caminho de transformações na forma como nós brasileiros percebemos a constituição da nossa sociedade.
Mudar as lentes a partir das quais se possa edificar novas cosmovisões a respeito das relações Inter étnicas no nosso Brasil é essencial para que, como não é raro, a legislação não se torne letra morta.
A nossa educação brasileira tem, portanto, um desafio a ser enfrentado. Há mais ou menos dez anos começamos esse procedimento e, de acordo com várias pesquisas, os progressos poderiam ter sido melhores.
Assim, devemos ampliar o nosso debate a respeito do lugar da educação nessa nova perspectiva histórica da nossa cultura brasileira.
Lei 11.645/08. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>.
Lei 10.639/03. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>.
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