terça-feira, 29 de maio de 2012

Vídeo: Respeito - Momento de Reflexão do Velho Sábio

 Vídeo: Respeito - Momento de Reflexão do Velho Sábio
Várias vezes falamos em respeito, em que as pessoas poderiam mudar conosco. Mas e será que nós estamos nos transformando para exigir essatransformação a nossa volta?
Hoje apresento um vídeo que nos demonstra isso.
Fonte: http://youtu.be/YzlHkkyhpmc 




quarta-feira, 23 de maio de 2012

PALESTRA NA COPACOL DE CAFELÂNDIA NOS DIAS 26 E 28 DE MARÇO DE 2012 - PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O MERCADO DE TRABALHO


PALESTRA NA COPACOL DE CAFELÂNDIA NOS DIAS 26 E 28 DE MARÇO DE 2012

PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O 
MERCADO DE TRABALHO 

Ao mesmo tempo em que me sinto honrada pelo convite para estarmos neste evento de tão alta magnitude, para os alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla deficiência, não posso deixar de manifestar minha dupla preocupação por estar apresentando nossas convicções a respeito das categorias de extrema responsabilidade e relevância no meio educacional e trabalho para as pessoas com deficiência.
“Em busca de igualdade. Estamos aqui.” Tema base: Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla - 2012
“..., o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar...” (Carlos Drummond de Andrade)

Inclusão: trazer uma pessoa diferente para um meio de pessoas diferentes.

Integração: trazer uma pessoa diferente para um meio de pessoas iguais.

TIPOS DE DEFICIÊNCIA
FÍSICA - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
AUDITIVA - perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras.
VISUAL - alteração na estrutura ou funcionamento do sistema visual. INTELECTUAL - funcionamento intelectual significativamente inferior à média. MÚLTIPLA - associação de duas ou mais deficiências.

Como tratar pessoas com deficiência intelectual?
- Aja naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual;
- Trate-a com respeito e consideração, de acordo com sua idade;
- Não a ignore;
- Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa;
- Dê atenção a ela, converse e vai ver como pode ser agradável;
-Não superproteja;
-Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder;
- Ajude apenas quando for realmente necessário;
-Não subestime sua inteligência;
- As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.

Inclusão do Profissional com Deficiência no mercado de trabalho Em 1971, a assembleia geral da ONU proclama a “Declaração dos Direitos das Pessoas com Retardo Mental” e, em 1975, aprova a “Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes”. Esses documentos internacionais ressaltam a não-discriminação, o respeito, a dignidade, os direitos civis e políticos das pessoas com deficiência, além de garantirem o direito aos tratamentos que possibilitam o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.

Inclusão do Profissional com Deficiência no mercado de trabalho
Que motivos uma empresa tem para contratar um profissional com deficiência?
Razões para contratação
-Legal
-Funcional
-Responsabilidade Social
-Emocional

Legal: Início no Brasil - A primeira razão é o cumprimento da Portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) de número 4.677/98fundamentada no artigo 93 da lei número 8.213/91 que regula os benefícios da Previdência Social, bem como o artigo 201 do Decreto número 2.172/97 onde todas as empresas classificadas em:
-I até 200 empregados: 2% de vagas;
- II 201 a 500 empregados: 3% de vagas;
- III 501 a 1000 empregados: 4% de vagas;
-IV acima de 1000 empregados: 5% de vagas
§ 1º. A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato, por prazo determinado demais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderão ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante.

Responsabilidade Social Excelente oportunidade para as empresas cumprirem suas promessas sociais. ...pois a sociedade valoriza mais (e compra mais também) das empresas que praticam a inclusão social... - Implantação de Programas de Diversidade

Responsabilidade Social Reação positiva dos clientes, fornecedores e da comunidade... sem dúvida os clientes (razão da existência da empresa) passam a observar a empresa com outros “olhos”...
- Empresa séria e socialmente responsável;
- Empresa que valoriza o ser humano;
- Empresa feliz...

Emocional - Transformação do clima organizacional... reação positiva ocasionada pela presença do Profissional com Deficiência no espaço de trabalho...

Você recomendaria que outra empresas contratem profissionais com deficiência? Todo ser humano precisa de uma oportunidade de trabalho.

Com boa vontade e persistência conseguimos superar nossas limitações. Pequenas atitudes podem fazer a felicidade de muitos.

A convivência com desabilitados junta o grupo e colabora para a “limpeza” de nossa máscara preconceituosa.

É muito importante que as empresas incluam os profissionais com deficiência, não por dó, mas sim, por acreditarem que eles podem ser úteis e produtivos e que também é “legal”...

É muito positivo dissolver preconceitos e dar oportunidade aos marginalizados pela arrogância de uns poucos...
Com a chegada do Profissional com Deficiência na Empresa...
- melhoria do clima organizacional... Maior crença nos princípios e valores da empresa...
- aumento do humanismo dentro da empresa;
- maior satisfação com o local de trabalho;
- aumento da solidariedade;
- maior valorização do ser humano.

“Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para Pessoa com Deficiência Intelectual”.
Muito obrigada pela oportunidade de falar a respeito da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, ser humano de direitos iguais...

Vera Lúcia Pereira de Souza



APAE DE NOVA AURORA -  Escola Novo Amanhecer 



domingo, 20 de maio de 2012

STRESS

STRESS

Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:
-"Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g.
O palestrante, então, disse:
- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado." "Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."
E ele continuou: - "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la." "Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."
Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:
1 *  Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.


2 *   Mantenha sempre suas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.
3 *   Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.

4 *   Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.

5 *   Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.
6 *   Se você emprestar R$200,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.
7 *   Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.
8 *   Nunca compre um carro que você não possa manter.
9 *   Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.

10 *   Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.

11 *   Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.
12 *   Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.
13 *   Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.
14 *   Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.
15 *  Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive.

16 *  Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.
17 *   Podemos aprender muito com uma caixa de  lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

18 *  Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.
19 * Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 *  Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.

"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."

sábado, 12 de maio de 2012

Projeto: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA


PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU MÚLTIPLA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Cursista: Vera Lúcia Pereira de Souza[1]
1.2 Área: Educação Especial
1.3 Assunto Geral: Ética
1.4 Tema: Educação no Trânsito para Alunos com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla
1.5 Provedor do Curso: SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
1.6 Curso: Curso de Formação de Professores do Programa Agrinho sobre Interatividade e Metodologia de Projetos 
1.7 Escola de Implementação: Escola “Novo Amanhecer” – Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial
1.8 Público objeto da intervenção: Alunos com deficiência intelectual  e múltipla matriculados no Ensino Fundamental – Série Inicial

2 APRESENTAÇÃO
O ser humano sempre apresentou necessidade de se deslocar de um ambiente a outro a procura de alimentos, outros proveitos e serviços fundamentais para sua vida.
Hoje em dia, nas cidades contemporâneas, o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo momento em que ele consente os ingressos a numerosos pontos onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito igualmente é uma enorme fonte de vários males, como por exemplo: engarrafamentos, poluição ambiental, desastres e, ainda, problemas de convívio entre pessoas.
Uma das demandas mais importantes atreladas ao trânsito está pautada ao fato das cidades desenvolverem em ritmo veloz e a procura de saídas para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescem em compasso muito mais vagaroso, apresentando um gradativo desacerto, tornando o problema cada vez maior. Existe a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no aumento quantitativo de veículos e pessoas em movimento pelas ruas públicas. (RODRIGUES, 2007).
Infelizmente as inúmeras disparidades sociais de nosso país se demonstram igualmente no trânsito, por que os recursos de transporte apresentam uma distribuição assimétrica dentro dos ambientes urbanos, gerando desigualdades entre as díspares camadas sociais.
Conhecendo o importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação têm, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como uma questão transversal, para contribuir no desenvolvimento de cidadãos mais conscienciosos e responsáveis, ajuizando deste modo na solução desses problemas.
Portanto, proponho o Projeto “Educação no Trânsito para Alunos com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla”, seguindo vários modelos positivos existente em todo país, que versa da inclusão desse assunto nas práticas educacionais das Escolas de nosso município, servindo como um caminho de conhecimentos e desenvolvimento para as os alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla deficiência do ensino fundamental.

3 JUSTIFICATIVA
Quem já não se aborreceu no trânsito pela falta de educação de algum pedestre ou motorista? Para amenizar a ocorrência, garantir segurança dos alunos com deficiência e promover a cidadania tem que apostar em educar os nossos alunos desde pequeno, cada vez mais cedo, para normas de comportamento no trânsito que muitos adultos sequer têm informação.
Ensinar os alunos a atravessar na faixa de pedestres e a respeitar os sinais de trânsito são os principais aprendizados.
Creio que educação para o trânsito principia na escola e na família. Todos somos obrigados a encarar o trânsito em uma cidade, quer seja como condutores, passageiros ou pedestres por esse motivo, neste Projeto os alunos, com deficiência intelectual e/ou múltipla, matriculados no Ensino Fundamental – séries iniciais, irão apreender o porquê de terem regras e sinalizações de trânsito, por meio da observação, do estudo, da organização de jogos e brincadeiras.
O Projeto “Educação no Trânsito para Alunos com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla” procura colaborar efetivamente na preservação, na diminuição dos acidentes de trânsito e auxiliar na conscientização e informação quanto à proteção da vida, para a paz no dia-a-dia dos ambientes rurais e urbanos.

4 DADOS DO LOCAL DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO
O presente Projeto terá como local a Escola Novo Amanhecer – Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial, de natureza privada e filantrópica. Especificamente, o Projeto de Aula será realizado no Ensino Fundamental.
A Escola Novo Amanhecer atende atualmente 121 alunos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências, crianças com diversas síndromes que comprometem o desenvolvimento, crianças com distúrbios de aprendizagens, condutas típicas que já passaram por outras escolas e não se adaptaram. Os professores, coordenação pedagógica e a direção, em conjunto com as equipes técnicas, têm um papel fundamental, pois são esses profissionais os principais responsáveis pelo processo ensino – aprendizagem.
A escola oferece os seguintes programas: Educação Infantil – 00 a 03 anos e 04 a 06 anos; Ensino Fundamental - 07 a 16 anos e Educação de Jovens e Adultos – Fase – alunos acima de 16 anos.
A Educação Profissional, que é um programa que faz parte da EJA, oferece as seguintes Oficinas: jardinagem e horticultura, reciclagem e papel e cestaria, Oficina de Culinária – cozinha, bordados e crochê.

5 OBJETIVOS
5.1 Objetivo Geral
Conscientizar-se que depende de cada um de nós a segurança no trânsito por meio do cumprimento dos códigos legais.
5.2 Objetivos Específicos
- Identificar alguns sinais de trânsito de trânsito;
- Decodificar mensagens dos sinais de trânsito de trânsito;
- Identificar os direitos e obrigações dos pedestres;
- Relacionar cuidados principais para cruzar a rua;
- Conhecer os códigos de trânsito;
- Estimular a socialização;
- Desenvolver a capacidade criadora.

6 METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas através de:
• Confecção de jogos de trânsito;
• Brincadeiras com jogos;
• Música do trânsito (Música: Esperando o sinal - seguir a melodia da música “peixe vivo”);
• Construção de um painel informativo;
• Utilização da sala de apoio pedagógico no computador;
• História sobre trânsito;
• Análise da condição de trânsito e sinais de trânsito na rua da escola;
• Vivência como pedestre, cruzando a rua em frente à escola sobre a faixa de segurança.

- Para dar início à discussão sobre Educação para o Trânsito será utilizada a história em quadrinhos: “Paranazinho – dicas para motorista”. <http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito05.html> Acesso em 06.05.2012.

- Será utilizado o recurso: “HQ com o trânsito não se brinca”. Disponível em:

- Será utilizado o recurso didático-pedagógico “Bicicleta: Dicas de Segurança”. Disponível em: <http://www.cetsp.com.br/consultas/bicicleta/dicas-de-seguranca.aspx>  Acesso em: 05.05.2012.  
- Será utilizado o recurso didático-pedagógico “Sinalização”. Disponível em: <http://www.cetsp.com.br/internew/sinalizacao/2007/abertura.html> Acesso em: 06.05.2012.  Por meio deste site os alunos poderão conhecer, melhor, os sinais de Trânsito, de acordo com o Código Nacional de Trânsito.

- Será utilizado o vídeo didático-pedagógico “Trânsito e a Cidadania Ética”. Disponível em: <http://youtu.be/VPXYXhqsOso> Acesso em 05.05.2012. Vídeo demonstra o que as pessoas sem ética e cidadania causam grandes transtornos no trânsito.

- Será utilizado o vídeo didático-pedagógico “Os Dez Mandamentos do Trânsito JG”. Disponível em: <http://youtu.be/kTi56uVl0N4> Acesso em: 05.05.2012. O vídeo demonstra o quanto é importante respeitarmos a vida no trânsito.

- Será utilizado o vídeo educativo “Campanha Infantil Educativa para o Trânsito”. Disponível em: <http://youtu.be/gKm997wJhvw> Acesso em: 05.05.2012. O vídeo demonstra, através da música, a função das cores do semáforo. 

6.1 Disciplinas envolvidas no Projeto
• Português: Leituras e interpretação de textos e vídeos;
• Matemática: Histórias matemáticas envolvendo informações de trânsito;
• Artes: Reciclagem de materiais para organização de noções de trânsito;
• História: Direitos e obrigações do cidadão;
• Geografia: Localização da rua da escola, localização da escola em relação ao município e localização dos principais pontos da cidade;
• Música: Apresentação de música sobre o trânsito, por meio de vídeos e cd;
• Educação Física: Motricidade ampla por meio de brincadeiras e trabalho de equipe por meio dos jogos cooperativos educativos;
• Apoio Pedagógico no Computador: Jogos e vídeos interativos.

6.2 Questões Para Atividades em Grupo:
- Quais os principais problemas de segurança no trânsito que o brasileiro encara atualmente?
- Quais as fundamentais causas que levam os motoristas a métodos violentos e abusivos, trazendo insegurança ao trânsito nas cidades e estradas?
- O que funciona mais: corretivos, como multas e perda de pontos na carteira, ou educação, envolvendo treinamento, campanhas e atendimento psicológico?
- Por que as crianças são as mais atingidas pelos desastres de trânsito? Quais as medidas exclusivas que podem ser adotadas para impedir isso?
- Há quinze anos está em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovado em 1997 pelo Congresso Nacional. O que mudou desde que o CTB entrou em vigor? Quais são suas principais diferenças com relação à legislação antecedente? Pelas estatísticas, quantas vidas foram preservadas e quantos acidentes deixaram de ocorrer, desde que o CTB entrou em vigor?

6.3 Dinâmica
Navegar é (im)possível ... Para todos. Disponível no site: <http://www.projetocooperacao.com.br/category/jogos-e-atividades/> Acesso em: 06.05.2012.

7 PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Segundo Semestre de 2012.

8 AVALIAÇÃO
Depois da realização das atividades, proposta no Projeto espera-se que os alunos sejam aptos a:
- Distinguir alguns sinais de trânsito de trânsito;
- Compreender que as regras legais existem para nos proteger;
- Compreender porque precisamos acatar as leis de trânsito;
- Entender a importância do cinto de segurança;
- Entender que os sinais de trânsito nos trazem conhecimentos;
- Trabalhar em equipe.
Essas atividades servirão para sistematizar a organização das atuações, permitindo uma análise apurada das informações, bem como para criar uma melhor transparência na gestão do Projeto.


9 REFERÊNCIA
RODRIGUES, J. N. 2007. Placar da Vida: uma analise do Programa “Paz no Trânsito” no Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília. Universidade de Brasília. 116p. Disponível em: <http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564> Acesso em: 19.02.2012.
ANEXO 1

Navegar é (Im)Possível… Para Todos (Travessia)


Fonte: Fábio Otuzi Brotto – Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um exercício de convivência. São Paulo: Editora Projeto Cooperação, 2001. Site: http://www.projetocooperacao.com.br/category/jogos-e-atividades/

Perceber e vivenciar o poder de realização coletiva quando saltamos do paradigma do individualismo para a Consciência da Cooperação. Estimular a criatividade, empatia, diálogo grupal, apoio mútuo, confiança, organização-caótica, resolução de problemas e disposição para realizar o (im)possível.

 

Objetivo Comum:

· Navegar do “porto seguro” para o “ponto futuro”… Todos juntos!

 

Participação:

· O Grupo é organizado em 04 Times (“barcos”) com aproximadamente o mesmo número de participantes.
· Cada Time é formado por “tripulantes” sentados cada um numa cadeira (“parte do barco”), lado a lado.
· Os Times formados são posicionados como lados de um grande quadrado (“porto seguro”). Porém, deixando os cantos mais espaçados. Isto é, um “barco” não se encosta ao outro. Todos os barcos voltados para o centro do quadrado, conforme figura abaixo:

 

 

Espaço:

· Um salão amplo para acolher todo o Grupo.

 

Material:

- Uma cadeira (sem braço e em boas condições) para cada participante.

 

Desenvolvimento:

É importante criar uma atmosfera lúdica desde o início. Para isso, pode-se criar um enredo, um cenário adequado ao momento. Por exemplo, imaginando um grupo de velejadores sendo desafiado a realizar diferentes manobras para aperfeiçoar suas competências de navegação.

1o. Desafio:
· Cada barco deverá sair de seu “porto seguro” e chegar no “ponto futuro”. Isto é, navegar para o outro lado do quadrado, imediatamente à frente de cada respectivo barco. Todos os tripulantes devem chegar levando o próprio barco (as próprias cadeiras).
· Quando todos os barcos alcançarem seu “ponto futuro”, o desafio é vencido por todos!

Condições de Navegação:
· Imaginando que todo o piso do ambiente corresponde às águas de um oceano muito frio e povoado por tubarões, todos os barcos deverão navegar respeitando 2 condições:
a) Nenhuma parte do corpo pode tocar a água (o piso). Incluindo calçados, roupa e qualquer outro tipo de material. Afinal, a água é muuuito fria e cheia de TUBARÕES!!!
b) O barco (as cadeiras) não pode ser arrastado.

2o. Desafio:
· Depois de todos os barcos terem alcançado o “ponto futuro” e celebrado essa conquista, desafiamos o Grupo, como um único Time, a se posicionar em ordem alfabética… Respeitando as mesmas Condições de Navegação!!!
Comemoração:
· Um aspecto fundamental do Jogo Cooperativo é a comemoração de cada pequena-grande realização do Grupo. Ao final do 2o. Desafio, convidamos todos os “tripulantes” (que a essa altura, provavelmente, estarão em pé sobre as cadeiras) a darem as mãos e “mergulharem” no oceano… Agora com as águas aquecidas pelo calor compartilhado durante toda a Navegação (im) possível!

 

Recreação:

Existem muitas variações para este Jogo, para torná-lo mais desafiador e divertido. Vão desde a colocação de alguns obstáculos (“rodamoinhos”, “piratas”, “furacões” etc.), até a implementação de diferentes características de “tripulação” (vendar, amordaçar ou amarrar braços e pernas).
Para facilitar o desafio para grupos mais jovens ou na falta de cadeiras, podemos substituir as mesmas por folhas de jornal aberto e estendido no chão.
Durante o Jogo é muito interessante também utilizar músicas relacionadas ao tema (ex.: “como uma onda no mar” – Lulu Santos). Até porque, depois de uma boa Navegação Cooperativa, provavelmente “nada do que foi será do jeito que já foi um dia”!

 

Processamento:

Esta “Navegação” (im)possível desafia as pessoas a saírem de seu “ponto seguro” e partir na direção do “ponto futuro”. Um Jogo Cooperativo muito potente que estimula romper a inércia provocada pelo comodismo ou pela resignação. Este é um desáfio que pode nos impulsionar em direção de realizar nossas mais essenciais aspirações e alcançar metas aparentemente (im)possíveis…. desde que naveguemos orientados pela bússola da Cooperação.
Em meio a um desafio tão complexo, alguns aspectos fundamentais podem ser resgatados, tais como Liderança, Comunicação e Planejamento.
Além disso, a disposição do jogo possibilita uma boa reflexão sobre  Visão Sistêmica, já que, no primeiro desafio, os barcos atuam como “partes” e, no segundo, são convidados a atuarem como um todo.



ANEXO 2

MÚSICA: Esperando o sinal (Melodia a música “peixe vivo").
Como pode uma criança
Atravessar uma avenida (bis)
Esperando o sinal
Esperando o sinal
Atravessando com cuidado
Em sua faixa de segurança
O verde no símbolo
Indica siga, para você
E você tranqüilamente
Pode a rua atravessar
Esperando o sinal
Esperando o sinal



Melodia – Fonte: <http://youtu.be/iCrP-J7cLIw> Acesso em: 06/05/2012.  


[1]  Professora da Rede Estadual do Paraná, Especialista em: Profissionalização da Pessoa Portadora de Deficiência Mental; Magistério Superior; Psicopedagogia – Institucional e Clinica; Arte, Educação e Terapia. Pedagoga. Licenciada em Ciências, com Habilitação em Matemática para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Professora PDE/2009. Professora, atua na área de educação há 31 anos. verinha1510@gmail.com